EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO

Docentes Responsáveis:

Prof. Dr. Henrique da Costa Pereira
Prof. Ms. Leonardo Tavares

OBJETIVOS:

  1. RESULTADOS ESPERADOS: Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de: a) planejar sua vida financeira desde sua pré-inserção no mercado de trabalho até a sua vida aposentada; b) compreender as etapas da vida do ponto de vista financeiro; c) Tomar decisões holísticas, envolvendo satisfação pessoal e saúde financeira; d) desenvolver habilidade para planejamento de aposentadoria; e) Ser capaz de ter senso crítico nas decisões de contratação de produtos de crédito; f) Conhecer os produtos financeiros e suas características, oportunidades e riscos; g) Ser capaz de criar uma estratégia de investimentos financeiros; h) Avaliar os riscos e mitigar seu impacto por meio da indústria de seguros; i) Desenvolver pensamento crítico com relação a planejamento tributário e sucessório; j) julgar adequadamente a alocação de recursos financeiros durante a fase inicial da vida adulta; l) conhecer as referências do orçamento doméstico; m) domínio de conhecimentos e conceitos de matemática financeira; n) conhecimento de serviços financeiros públicos; p) habilidade para compreender os fenômenos econômicos e seus impactos na vida econômica, profissional e pessoal; q) desenvolvimento de senso crítico no relacionamento com instituições financeiras;
  2. SUBSÍDIOS A OUTRAS DISCIPLINAS: A disciplina de Educação financeira fornece complementos relevantes com a visão prática para o estudo de outras disciplinas escolares tais como matemática, sociologia, filosofia, geografia, história, economia, orientação profissional e vocacional, bem como no meio engajamento com a escolha da profissão, entendimento de aspectos de direito comercial e tributário, planejamento profissional, planejamento de vida pessoal, busca por acesso a universidades.
  3. ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: Os seguintes recursos didáticos serão empregados no desenvolvimento da disciplina: a) Elaboração de um planejamento financeiro individual; b) Seminários com apresentação e análise crítica de planejamentos financeiros desenvolvidos pelos alunos; c) aplicação de jogos conhecidos de diversos alunos como Jogo da Vida e Banco Imobiliário; d) debates sobre a visão e conhecimentos que os alunos possuem sobre a vida financeira familiar, suas frustrações e conquistas; e) apresentação expositiva de ferramentas de gestão e planejamento financeiro; f) aplicação e resolução de casos reais capturados na experiência da instituição com consultoria financeira; g) storytelling

JUSTIFICATIVA:

  1. O curso se mostra relevante no cenário atual, com desafios cada vez maiores na vida financeira da sociedade com as mudanças no regime de aposentadoria, digitalização dos serviços financeiros e novos produtos e serviços financeiros ofertados por instituições financeiras bancárias e não bancárias. A utilização dos produtos e serviços financeiros são praticamente indispensáveis na sociedade atual e geram elevado impacto na vida das pessoas, sendo que a correta utilização destes produtos, com conhecimento prévio e senso crítico, permitirá que esse impacto seja positivo. O aluno do ensino médio já apresenta preocupações, ansiedades e curiosidades sobre sua vida financeira e tenta traçar planos para o futuro. Tem maturidade para compreender o ciclo de vida, conseguindo diferenciar perfeitamente a fase em que está da fase adulta e da fase da terceira idade. Muni-lo de informações sobre sua vida financeira durante essas diferentes fases da vida permitirá que o mesmo aumente sua dedicação aos estudos, a saúde, ao desenvolvimento profissional e a um bom planejamento de vida e familiar, além de poder contribuir no ambiente de sua família com a execução de um planejamento financeiro de seus país e parentes, aumentando sua função social perante a família, o que sabidamente é motivo de motivação e estimulo aos adolescentes, além de causar um amadurecimento para o entendimento de situações práticas da vida cotidiana.Os tópicos que compõem o programa da disciplina são os seguintes: 1. Gestão Financeira 2. Crédito 4. Matemática Financeira 5. Ciclo de vida financeiro 6. Gestão de investimentos 7. Planejamento de aposentadoria 8. Gestão de riscos e seguros 9. Planejamento tributário 10. Planejamento sucessório; 11. Heurísticas, vieses e decisão
  2.  

CONTEÚDO:

Aula 1 e 2: Introdução. Ciclo financeiro da vida. Aula utilizando o Jogo da Vida.

Aula 3: Planejamento Financeiro e contabilidade doméstica. Apresentação em sala das fontes de receita e despesas familiares e o peso de cada uma no orçamento doméstico.

Aula 4: Economia e Finanças. Discussão do noticiário econômico da semana. Atividade prévia em grupo, preparação de uma encenação de um telejornal econômico. Apresentação da proposta de trabalho final

Aula 5: Sistema Financeiro. Apresentação de um Storytelling sobre o desenvolvimento do sistema financeiro desde a idade média. Atividade prévia, pesquisa individual sobre as instituições financeiras existentes no país.

Aula 6: Matemática financeira. Resolução de problemas financeiros utilizando a HP 12C via aplicativo de celular. Atividade prévia, aprender as funções financeiras da HP 12C por meio de um manual e uma lista de exercícios.

Aula 7: Matemática financeira. Resolução de problemas financeiros utilizando a HP 12C via aplicativo de celular. Atividade prévia, resolução de questões desafio em grupo.

Aula 8: Planejamento de aposentadoria. Breve apresentação do orçamento doméstico de um aposentado, de produtos de previdência privada e pública. Atividade prévia. Com base na expectativa individual do aluno, eles serão convidados a avaliar o esforço financeiro de cada um para atingir o objetivo e comentar em sala de aula o valor que chegaram e se é factível ou não.

Aula 9: Crédito. Apresentação das linhas de crédito disponíveis e os conceitos de aprovação e trabalho em grupo avaliando a linha mais adequada para situações reais com apresentação ao final da aula. Atividade prévia, avaliar se emprestaria ou não o próprio dinheiro para casos reais extraídos do sistema bancário com utilização de aplicativo para verificar as opiniões e comentá-las.

Aula 10: Imóveis. Debate sobre compra x aluguel, vantagens e desvantagens. Apresentação dos impactos financeiros do imóvel na vida financeira. Atividade prévia, pesquisar o imóvel dos sonhos e apresentá-lo em aula.

Aula 11: Investimentos. Atividade prévia individual, simulador de investimento em ações da Bovespa. Debate sobre as estratégias de investimento. Apresentação expositiva sobre renda fixa e variável.

Aula 12: Suitability e composição de carteira. Apresentação do conceito de perfil do investidor e objetivos de investimento e a sua adequação de produtos financeiros. Atividade prévia, os alunos individualmente devem responder um formulário real de análise de perfil de investidor e calcular o se perfil de acordo com critérios estabelecidos por um banco.

Aula 13: Seguros. Apresentação por vídeos de sinistros coletados pelos alunos na vida e sua prevenção por meio de seguros. Apresentação expositiva do conceito de relevância financeira de bens e dos produtos que são ofertados pelas seguradoras. Atividade prévia, selecionar vídeo com propaganda de seguros ou casos que deveriam ter seguros.

Aula 14: Planejamento tributário. Resolução de caso envolvendo planejamento tributário no investimento em imóveis, aplicação de renda fixa e em ações. Atividade prévia. Em grupo, criar um relatório explicando 10 impostos presentes na legislação brasileira, sendo pelo menos 3 relacionados a indústria financeira.

Aula 15: Planejamento sucessório. Entendimento da lei de heranças e mecanismos existentes de facilitar o trâmite e antecipar herança por meio de aula expositiva. Atividade prévia, pesquisar individualmente o significado que alguns termos jurídicos e explicá-los em aula.

Aula 16: Apresentação dos planejamentos financeiros individuais, previamente validados pelo professor ao longo da semana para confecção do plano financeiro final com base em ideias vistas no seminário.

Forma de Avaliação:

O processo de avaliação será feito utilizando-se o critério do colégio, ou segundo seguinte critério: a) Seminários apresentados: 30% b) Participação em aula 20% c) Planejamento financeiro individual.

Corpo docente:

Composto por professores doutores, mestres ou especialistas com certificação CFP (certify financial planner) com experiência em sala de aula e que fazem parte do quadro de professores titulares do Instituto de Formação Bancária.

O Instituto de Formação Bancária (IFB) é uma instituição de 10 anos de experiência na formação de profissionais para o sistema financeiro, conta com uma equipe de 40 professores espalhados por 25 cidades do Brasil. Já foram ministrados mais de 3.064 cursos, formando 13 mil alunos e aprovando em provas de certificação financeira mais de 11 mil. O IFB é atualmente responsável pela aprovação de cerca de 1/3 dos profissionais na certificação CEA, a mais elevada exigida pelo autorregulador ANBIMA para atuar no mercado de bancos comerciais e de investimentos e há 3 anos promove turmas de educação financeira para adolescentes do ensino médio em suas sedes e a partir de janeiro de 2022 também passa a oferecer esse serviço para colégios de ensino médio em todo o país.

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Você terá 2 horas para responder as 50 questões da prova do CPA 10. Tempo não é o problema, atenção nas pegadinhas. Normalmente você ficará em dúvida entre duas alternativas.

O investimento para o curso de CPA10 é de R$ 595,00, podendo ser dividido em 6 parcelas de R$ 105,00

Trabalhar em banco agora exige mais conhecimento. É isso que a Anbima CPA 10 (antiga Anbid CPA 10) tenta garantir através de sua certificação. Um profissional certificado tem os conhecimentos necessários para atender os clientes quanto a produtos financeiros e proteger o banco contra lavagem de dinheiro. Atualmente, não apenas bancos, mas empresas de previdência e até correspondentes bancários tem buscando a certificação CPA 10. Você que quer entrar na carreira bancária, já entre com o CPA 10, seu crescimento será mais rápido e as chances de contratação são maiores. Você que já trabalha em banco, cresça na carreira e tire o CPA 10.

Caso você queira fazer apenas a inscrição para a prova do CPA 10 no site da Anbima, basta entrar no site http://certificacao.anbid.com.br/cpa10.asp

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